Guerra Rússia-Ucrânia

A coberto da noite e sem baixas: como foi hasteada a bandeira ucraniana na Crimeia

As autoridades ucranianas anunciaram ter hasteado a sua bandeira entre as povoações de Olenivka e Mayak, na Crimeia, controlada pela Rússia desde 2014, depois de uma "operação conjunta especial" com a Marinha.

SIC Notícias

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou na tarde desta quinta-feira que os militares daquele país iniciaram uma operação na Crimeia, afirmando que ainda é cedo para falar na recuperação daquela região.

"Sim, são os nossos rapazes que lá estão. Está a correr bem, não há baixas, pelo menos não há baixas do nosso lado, o que é bom", revelou Zelensky, na conferência de imprensa conjunta com Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio Presidencial, em Kiev.

Antes da declaração do líder ucraniano, as autoridades daquele país, num vídeo curto, anunciaram em comunicado ter hasteado a sua bandeira entre as povoações de Olenivka e Mayak, na Crimeia, península controlada pela Rússia desde 2014, durante a noite, depois de uma "operação conjunta especial" com as tropas especiais da Marinha.

No dia em que a Ucrânia celebra o Dia da Independência, um bombardeamento russo a um terminal de autocarros e zona comercial envolvente provocou pelo menos 13 feridos em Dnipro, a quarta maior cidade do país.

Numa das frentes da atual contraofensiva e que tem como objetivo chegar a Melitopol, as tropas ucranianas celebraram esta semana a entrada em Robotyne.
Soldados da 47ª brigada mecanizada hastearam de novo o estandarte nacional nesta povoação, na região de Zaporíjia, abandonada e totalmente destruída neste ano e meio de guerra.

Últimas