As autoridades pró-russas na Crimeia acusaram este sábado a Ucrânia de ter tentado realizar ataques com drones contra "infraestruturas" localizadas no centro desta península, anexada por Moscovo em 2014.
"O inimigo tentou levar a cabo ataques com drones contra infraestruturas no distrito de Krasnogvardei, na República da Crimeia", afirmou Sergei Aksionov, chefe das autoridades locais pró-russas na Crimeia, citado pela AFP.
Também no Telegram, Aksionov acabou por anunciar que um drone ucraniano provocou a explosão de um depósito de munições na Crimeia. Foi ordenada a evacuação da população num raio de cinco quilómetros a a circulação ferroviária foi suspensa.
"Após um ataque de drones inimigos, houve uma explosão num depósito de munições", disse Sergei Aksionov no Telegram.
Na mensagem, o governador da península anexada por Moscovo em 2014 acrescenta: "Foi tomada a decisão de evacuar as pessoas que vivem num raio de cinco quilómetros. Para minimizar os riscos, decidiu-se também parar a circulação ferroviária".
Entretanto, as autoridades russas suspenderam este sábado temporariamente a circulação na ponte da Crimeia, sobre o estreito de Kerch, por receio de um novo ataque ucraniano, como o registado na segunda-feira.
Rússia corta "temporariamente" circulação na ponte da Crimeia
As autoridades russas suspenderam este sábado temporariamente a circulação na ponte sobre o estreito de Kerch, que liga a península anexada da Crimeia à Rússia continental, por receio de um novo ataque ucraniano, como o registado na segunda-feira.
"A circulação de carros na ponte da Crimeia foi suspensa temporariamente", adiantou o canal oficial da rede Telegram, indicando aos condutores e passageiros que se encontram na ponte ou na zona de controlo para que mantenham a calma e obedeçam às indicações das forças da ordem.
O Presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, avisou esta sexta-feira que a ponte da Crimeia é uma infraestrutura "hostil", construída à margem do direito internacional e que "deve ser neutralizada".
Leonid Slutski, responsável pelos assuntos internacionais na Duma, adiantou este sábado que aquelas declarações significavam que Zelensky estava a assumir a responsabilidade pelo "terrorismo internacional".
Foi desta forma que o Presidente russo, Vladimir Putin, descreveu o ataque à ponte conduzido por dois drones da marinha ucraniana, ocorrido na segunda-feira, o que também obrigou a uma suspensão temporária do tráfego rodoviário.
Putin também disse que a Rússia responderia "sem falta" e, nos últimos dias, os militares russos bombardearam portos ucranianos no Mar Negro destruindo nomeadamente carregamentos de cereais destinados a exportação.
Na segunda-feira a circulação na principal ponte que liga a península da Crimeia à Rússia foi interrompida depois de ser atingida por várias explosões.