Guerra Rússia-Ucrânia

Fim do acordo dos cereais: "Rússia está disposta a usar a insegurança alimentar como arma"

A análise do comentador da SIC, Germano Almeida, à suspensão do acordo de exportação de cereais ucranianos e às ajudas do ocidente.

SIC Notícias

Germano Almeida

A noite desta quarta-feira foi novamente marcada por ataques às cidades portuárias de Odessa e Mikolaiv, na Ucrânia. Os ataques à costa sul da Ucrânia, os principais portos de exportação de cereais, acontece depois da Rússia ter suspendido a participação no acordo com a Turquia e a ONU.

Germano Almeida afirma que a Rússia "está a fazer de tudo para impedir a Ucrânia" de tentar prolongar o acordo de exportação dos cereais no mar Negro.

Na SIC Notícias, fala sobre o impacto da suspensão do acordo no preço dos cereais - "que já está a subir" - e sobre os possíveis ataques russos a navios no mar Negro - "para depois culpar a Ucrânia".

"O que a Rússia mostra aqui é que está disposta a usar, de facto, a insegurança alimentar como arma", diz o comentador da SIC.

Germano Almeida analisa ainda o pacote de ajudas anunciado pelos Estados Unidos da América e reconhece que a Ucrânia precisa "de mais e melhores armas já": "A guerra está para durar".

Últimas