Guerra Rússia-Ucrânia

Rússia diz que Kiev lançou ofensiva em larga escala na região de Donetsk

O relatório diário ucraniano não refere a suposta grande ofensiva, mencionando apenas que houve confrontos em Donetsk e Lugansk.

SIC Notícias

A Rússia diz que a Ucrânia lançou uma ofensiva em larga escala na região de Donetsk. Kiev não confirma e mantém o silêncio sobre a tão falada contraofensiva.

Um vídeo divulgado pelo Ministério da Defesa ucraniano termina com a mensagem "os planos gostam do silêncio". Tudo indica que se refere à antecipada, e prometida, contraofensiva ucraniana.

Este pode ser um recado para a Rússia, que coincide com o que Moscovo diz ser uma ofensiva em larga escala na região de Donetsk. Apesar de Kiev não confirmar que esteja em marcha uma contraofensiva, nas últimas horas Zelensky publicou nas redes sociais uma mensagem de encorajamento dizendo que o terror russo deve ser derrotado.

Avanços ucranianos em Bakhmut

O relatório diário ucraniano também não refere a suposta grande ofensiva, mencionando apenas que houve confrontos em Donetsk e Lugansk. Em Bakhmut, as forças ucranianas também garantem estar a avançar como alegadamente comprovam umas imagens partilhadas por uma brigada no terreno.

O líder do grupo Wagner afirma que as as forças ucranianas recuperaram o controlo de uma parte da região, já depois dos paramilitares terem deixado a cidade e confiado o controlo das posições ao exército russo.

Numa altura em que há relatos da escalada dos combates em várias regiões da Ucrânia, Kiev recebe a visita do cardeal italiano Matteo Zuppi, enviado em nome do Papa com o objetivo de ajudar a aliviar as tensões sobre o conflito e debater planos de paz e missões humanitárias.

Últimas