Guerra Rússia-Ucrânia

Tanques Leopard oferecidos por Portugal já chegaram à Ucrânia

Portugal também já cumpriu o envio e entrega dos três Leopard 2A6 à Ucrânia, após os oito da Noruega e os dezoito da Alemanha. Ao mesmo tempo, os Estados Unidos aceleram o envio de tanques Abrams.

ZURAB KURTSIKIDZE/Lusa

SIC Notícias

O Governo português anunciou esta segunda-feira que os três tanques Leopard 2A6 enviados já chegaram à Ucrânia, juntando-se a países como a Noruega e a Alemanha que também já concretizaram a sua entrega.

O Ministério da Defesa publicou na rede social Twitter que os três carros de combate já se encontram na Ucrânia, “conforme o definido com os nossos parceiros”.

Em fevereiro, o primeiro-ministro António Costa divulgou que Portugal tinha em execução o plano de manutenção dos tanques Leopard 2 e que estava em condições de dispensar três para a Ucrânia em março.

O chefe do Executivo também tinha avisado que era preciso uma operação logística com a Alemanha para recuperação de alguns carros de combate, sendo que mais de metade dos 37 tanques que Portugal tinha se encontravam inoperacionais.

Mais tanques europeus

Os oito tanques que a Noruega prometeu dar à Ucrânia em janeiro chegaram ao seu destino e estão prontos para entrar em combate com as forças russas. O exército norueguês dispunha até agora de 36 tanques Leopard 2 de produção alemã.

Também, o chanceler alemão, Olaf Scholz, indicou esta segunda-feira que a Alemanha entregou 18 tanques blindados Leopard à Ucrânia.

Cerca de 40 veículos de combate de infantaria Marder foram igualmente entregues, acrescentou a Der Spiegel, precisando que o Governo de Olaf Scholz manteve "em segredo o itinerário" de entrega "por razões de segurança".

Últimas