Guerra Rússia-Ucrânia

Polónia vai enviar mais 10 tanques Leopard 2 para a Ucrânia

Os aliados ocidentais prometeram enviar para a Ucrânia um total de 300 blindados, 60 dos quais foram prometidos pela Polónia.

Martin Meissner

SIC Notícias

A Polónia vai enviar mais 10 tanques Leopard 2 para a Ucrânia esta semana. A informação foi avançada pelo ministro da Defesa polaco, confirmando assim o envio dos 14 blindados prometidos, quatro já estão em território ucraniano.

"A Polónia vai entregar 10 tanques Leopard 2A4 à Ucrânia esta semana", disse Mariusz Blaszczak aos jornalistas em Varsóvia, antes de voar para Estocolmo, onde participará da reunião de ministros da Defesa da União Europeia.

Aliados ocidentais prometeram 300 tanques de guerra

O Canadá vai entregar quatro carros de combate Leopard 2 suplementares à Ucrânia para ajudar a combater a invasão russa, elevando para oito a sua contribuição, anunciou sexta-feira o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau.

Durante uma conferência de imprensa, Trudeau disse: "O Canadá está solidário com a Ucrânia desde o início do conflito (...) e vai continuar".

Os Estados Unidos aprovaram sexta-feira um novo pacote de 400 milhões de dólares, cerca 376 milhões de euros, de ajuda militar à Ucrânia que inclui munições para o sistema de mísseis de longo alcance HIMARS e para os tanques Bradley, entre outro tipo de armamento, indicou o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, num comunicado.

"A Rússia poderia terminar hoje mesmo com a sua guerra. Enquanto não o fizer, continuaremos unidos à Ucrânia, fortalecendo o seu exército no campo e batalha", assinalou o chefe da diplomacia norte-americana.

Na mesma nota informativa, Blinken sublinhou o "incrível compromisso" manifestado por mais de 50 países aliados que têm fornecido apoio à Ucrânia para que "defenda a sua soberania e a sua integridade territorial".

Últimas