Guerra Rússia-Ucrânia

Ucrânia: Bakhmut prestes a ser controlada pelas forças russas

Os 70 mil habitantes da cidade são agora apenas dois mil, após os constantes bombardeamentos e ataques nas últimas semanas. Esta cidade é um bom ponto estratégico para a Rússia, pelo valor que tem para Kiev e pelo posicionamento geográfico.

SIC Notícias

O comandante das tropas terrestres ucranianas admitiu esta terça-feira que a cidade de Bakhmut, no Leste da Ucrânia, pode estar na iminência de ser controlada pelas forças russas.

Apesar de Bakhmut estar situada numa espécie de encruzilhada de ligações rodoviárias vitais no leste ucraniano, a relevância estratégica desta pequena cidade tem sido contestada por observadores internacionais.

A importância de Bakhmut reside sobretudo na carga simbólica que tem para Kiev, sendo um dos últimos focos de resistência ucraniana na região de Donetsk, agora quase totalmente controlada por forças leais a Moscovo.

Pela situação geográfica, é também uma das primeiras linhas de defesa para o território sob domínio das tropas ucranianas.

Kiev, pela voz do Presidente e de um dos responsáveis militares, admite que a situação é complicada e que as fileiras ucranianas estão a sofrer muitas baixas nesta frente de guerra.

Os combates dos últimos meses, e sobretudo das últimas semanas, desfiguraram bairros, ruas e casas e provocaram o êxodo da população.

Dos mais de 70 mil habitantes, terão permanecido pouco mais de dois mil que não conseguiram, ou não quiseram sair, apesar da proximidade dos combates, dos ataques de artilharia, da escassez de bens essenciais e dos constantes cortes no abastecimento de energia e de água.

Últimas