O comandante das forças terrestres da Ucrânia, coronel general Oleksandr Syrskyi, diz que a situação em redor da cidade sitiada de Bakhmut é "extremamente tensa".
"Apesar das perdas significativas, o inimigo lançou as unidades de assalto do grupo Wagner melhor preparadas que estão a tentar romper as nossas defesas e cercar a cidade", disse Syrskyi, citado pelo centro de imprensa oficial do exército da Ucrânia.
As forças ucranianas admitem perdas significativas e dizem que os mercenários do grupo Wagner estão empenhados em tentar quebrar as linhas defensivas e cercar a cidade.
Zelensky admite que situação em torno de Bakhmut “é cada vez mais complicada”
O Presidente ucraniano admitiu esta segunda-feira à noite que a situação das tropas ucranianas em torno de Bakhmut, no leste do país, "é cada vez mais complicada".
"A situação está a tornar-se cada vez mais complicada", disse o Presidente ucraniano na sua mensagem diária.
"O inimigo destrói sistematicamente tudo o que pode ser usado para proteger as nossas posições", acrescentou, classificando os soldados ucranianos empenhados nessa batalha como "verdadeiros heróis".
Grupo Wagner diz ter tomado cidade próxima de Bakhmut
Desde o verão que as tropas russas tentam conquistar Bakhmut, devido à sua incontestada importância estratégica, com a cidade a tornar-se um símbolo da luta pelo controlo da região de Donbass, no leste da Ucrânia.
Em comentários transmitidos pela televisão russa, o chefe da região de Donetsk (Ucrânia Oriental) nomeado por Moscovo, Denis Pushilin, garantiu que todas as estradas de acesso à cidade de Bakhmut estão "ao alcance das armas" das forças pró russas.
O chefe do grupo paramilitar russo Wagner, Yevgueni Prigozhin reivindicou no sábado a captura pelos seus homens da aldeia de Iaguidne, localizada nos arredores a norte de Bakhmut.