Germano Almeida considera que o "périplo surpresa" do Presidente da Ucrânia pela Europa foi muito importante e, ao visitar primeiro Londres, mostrou que o segundo maior aliado para Zelensky, a seguir aos Estados Unidos, é o Reino Unido.
O comentador da SIC afirma que também foi importante, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, Zelensky ter estado com o chanceler alemão, Oaf Scholz, e o Presidente francês, Emmanuel Macron.
"Reconhece que França e Alemanha são os agentes da mudança dentro da própria União Europeia (…) Há um reconhecimento que eles [Scholz e Macron] estão, neste momento, no caminho certo."
Germano Almeida fala ainda do pedido de envio de armas de longo alcance e caças, da adesão da Ucrânia à União Europeia e os avanços, ou falta deles, no campo de batalha.
Depois de viagens surpresa a Washington D.C., nos Estados Unidos, no final de dezembro, e a Paris e Londres na quarta-feira, Volodymyr Zelensky vai participar esta quinta-feira no Conselho Europeu. Entre os temas a abordar durante a cimeira está a guerra na Ucrânia, a economia e a política de migração.