Guerra Rússia-Ucrânia

O que são os “Bradley” que os EUA ponderam enviar para a Ucrânia?

Podem ser uma arma decisiva nos combates de inverno.

Baderkhan Ahmad

SIC Notícias

O Presidente dos EUA, Joe Biden, disse que a sua administração está a ponderar o envio para a Ucrânia de Bradley Fighting Vehicles (BFV), um veículo de combate médio que pode servir para transportar tropas.

O que são os Bradley?

Tecnicamente, os Bradley não são tanques, mas veículos blindados de combate com lagartas. Têm menor poder de fogo, mas transportam mais homens e são mais rápidos no campo de batalha.

Podem ser uma arma decisiva nos combates de inverno contra blindados russos mais pesados e menos ágeis.

Outras armas que podem ajudar a Ucrânia

Outra arma decisiva são os drones que fazem reconhecimento do inimigo. Na quarta-feira, as forças ucranianas divulgaram imagens de um ataque a forças russas em Bahkmut, na linha da frente dos combates pelo controlo da região de Donetsk, no leste da Ucrânia.

EUA não são os únicos a ponderar enviar armas

O ministério da Defesa francês vai discutir com a Ucrânia a entrega de veículos de combate blindados, os primeiros do género movidos a rodas a serem fornecidos às forças militares ucranianas. As discussões incluem o prazo da entrega e o treino de soldados ucranianos para o equipamento, disse o Ministério.

Designados em francês de "tanques ligeiros", os AMX-10 RC possuem um canhão de 105 milímetros, duas metralhadoras e rodas em vez de lagartas, permitindo-lhes maior mobilidade face aos tanques pesados.

Inicialmente foram concebidos para missões de reconhecimento, com capacidade para resistir a armas ligeiras de infantaria, segundo o ministério da Defesa francês.

Últimas