Guerra Rússia-Ucrânia

Tulipa Negra: o grupo de voluntários que desenterra e devolve vítimas da guerra

Dois dos voluntários revelaram o porquê de o fazerem.

SIC Notícias

Na região de Donetsk, um grupo de voluntários está a fazer a exumação de corpos de militares mortos em combate. São voluntários de uma organização chamada “Tulipa Negra” e procuram corpos perto da linha da frente da guerra, na região separatista.

Oleksii, um representante da missão, conta que o momento em que os corpos são desenterrados é de dor e horror, sobretudo por saber que será responsável por comunicar à família que o seu ente querido morreu.

“Nunca nos habituamos a isto. Desenterrar alguém é viver o pesadelo que essa pessoa viveu e o horror pelo qual passou nos últimos momentos de vida, quando percebeu que era o fim”, conta.

Devolver os corpos é a única forma de trazer alguma paz de espírito às famílias que aguardam o retorno de um soldado que nunca voltará para casa.

Artur, um dos voluntários, revela que não se sente mal quando encontra um corpo, porque isso permite que tenha um enterro adequado. “Não deveriam ficar por aí numa floresta, campo ou no meio da rua. Quando encontramos um corpo não me sinto mal por isso”, diz.

A organização “Tulipa Negra” não trata apenas dos corpos de soldados ucranianos, mas também de combatentes russos e de civis. Oleksii explica: “Estamos no século XXI e há uma guerra, há corpos no meio da rua”.

A organização recusa revelar quantos corpos já foram exumados desde que começou a guerra na Ucrânia.

Últimas