O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusa a Rússia de planear falsificar um referendo de independência em Kherson e Zaporíjia.
Zelensky apela aos residentes das regiões do sul do país “para terem muito cuidado com as informações que revelam aos invasores”.
No terreno, oito civis ficaram feridos, depois das forças russas terem disparado mísseis na região de Zaporíjia, de acordo com o jornal ucraniano “The Kyiv Independent”, que cita a administração militar regional.
⚡️Russia fires missiles at Khortytsia Island in Zaporizhzhia.
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) April 22, 2022
According to the regional military administration, eight civilians were injured as a result of attacks.
As Forças Armadas da Ucrânia dizem que os russos estão a intensificar as operações militares em Donetsk e a reforçar a concentração de tropas na direção de Zaporíjia. Há também relatos que confirmam o bloqueio parcial de Kharkiv.
Na fábrica Azovstal, em Mariupol, um militar ucraniano diz que há vários civis presos debaixo dos escombros dos edifícios destruídos pelos bombardeamentos russos.
Nas últimas horas, o Banco Mundial anunciou que os danos nos edifícios da Ucrânia atingem já os 60 mil milhões de dólares (cerca de 55 mil milhões de euros).
Entretanto, na última comunicação habitual, o Presidente ucraniano confirmou que a Rússia recusou uma proposta de tréguas no período da Páscoa cristã ortodoxa, que se celebra este fim de semana.
SAIBA MAIS
- Governo ucraniano afirma que ataques russos travam retirada de civis em Mariupol e Kherson
- Zelensky distinguido com Prémio “Perfil de Coragem” da Fundação Kennedy
- Guerra na Ucrânia: Governo destaca importância da cooperação europeia na Defesa