Os Pink Floyd lançaram a primeira música em quase 30 anos esta sexta-feira. “Hey Hey Rise Up” é a nova canção da banda de apoio ao povo da Ucrânia.
Vinte e oito anos depois de “The Division Bell” (1994), esta música traz “David Gilmour e Nick Mason acompanhados pelo baixista de longa data dos Pink Floyd Guy Pratt, e Nitin Sawhney, nos teclados, e apresenta uma performance de Andriy Khlyvnyuk da banda ucraniana BoomBox“, divulgou a editora Warner Music.
“Hey Hey Rise Up” foi gravada no dia 30 de março, e “usa a voz de Andriy retirada de um post do seu Instagram” – em que se ouve o músico ucraniano a cantar na Praça Sofiyskaya, em Kiev, acrescenta a editora.
David Gilmour, por coincidência, já tinha atuado ao vivo com a banda ucraniana BoomBox, em 2015, em Londres, e entrou em contacto com Khlyvnyuk para pedir permissão para a gravação da música.
“Falei com ele e, na verdade, estava cama de hospital, após ter sofrido um pequeno ferimento com uma granada. (…) Ele estava na linha da frente de combate”, disse Gilmour à BBC. “Toquei um pouco da música por telefone e ele deu-me a bênção [para avançar]”, acrescentou.
A música em si, “The Red Viburnum In The Meadow”, é uma empolgante canção ucraniana escrita durante a I Guerra Mundial, que foi adotada em todo o mundo como bandeira de protesto contra a invasão da Ucrânia.
O título da música dos Pink Floyd é retirado do final da letra da canção: “Hey Hey Rise up and joy”.
As receitas da canção destinam-se à Ukrainian Humanitarian Relief, ONG de apoio a refugiados e deslocados.
3/3 All proceeds from the song will go to Ukrainian Humanitarian Relief. https://t.co/i1l92D3AYU
— Pink Floyd (@pinkfloyd) April 7, 2022