A Conferência de Líderes da Assembleia da República vai reunir-se para decidir se o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, será convidado a discursar no Parlamento português.
O pedido foi feito pelo PAN e a maioria dos partidos é a favor.
Segundo avança o jornal Público, Marcelo Rebelo de Sousa vai convidar Zelensky assim que receber luz verde do Parlamento.
A acontecer, será a primeira vez que um chefe de Estado fala na Assembleia da República por videoconferência.
Volodymyr Zelenksy tem discursado perante os líderes e decisores políticos de vários países – como no Parlamento britânico e no Senado norte-americano –, mas também em conferências e eventos culturais, como os Grammy.
Veja também
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
Saiba mais:
- SIC na Ucrânia: “Há muitos locais onde pouco haverá a fazer além de deitar abaixo e voltar a reconstruir”
- SIC na Ucrânia: sirenes a tocar marcaram o dia em Odessa
- Seis corpos carbonizados empilhados foram examinados em Bucha
- Estados Unidos e aliados vão proibir novos investimentos na Rússia
- Reino Unido, EUA e Austrália estão a desenvolver mísseis hipersónicos em conjunto
- A ajuda da Cruz Vermelha às 130 mil pessoas que vivem sem água e eletricidade há mais de um mês em Irpin
- Vídeo lança dúvidas sobre história de ucraniana que foi mãe depois do atentado à maternidade de Mariupol
- Equipa da SIC em Hostomel: local onde os russos destruíram o maior avião de carga do mundo
- Guerra na Ucrânia: Zelensky denuncia ataques semelhantes ao de Bucha