Guerra Rússia-Ucrânia

Tomada de Kherson e região de Zaporíjia “não estava nos nossos planos”, indica Ministério da Defesa russo

Moscovo revê objetivos militares e quer libertação da região do Donbass.

No 30.º dia de guerra na Ucrânia, o Ministério da Defesa russo declara bem-sucedida a fase inicial da “operação militar especial” no país vizinho. Explica que o único objetivo era a região do Donbass, mas a ofensiva acabou por se estender a todo o território ucraniano por haver resistência.

“As tropas russas bloquearam Kiev, Kharkiv, Chernigov, Sumy e Nikolaev. Controlamos a totalidade da região de Kherson e a maior parte da região de Zaporíjia”, indica o vice-chefe de Estado das Forças Armadas. “A tomada destas cidades não estava nos nossos planos. As baixas nas nossas tropas e na população civil, assim como a destruição das cidades foram minimizadas”.

Vladimir Putin disse esta sexta-feira que o Ocidente está a tentar cancelar a cultura russa, incluindo obras de grandes compositores como Tchaikovsky e Rachmaninov.

“Da última vez foram os nazis na Alemanha, há quase 90 anos, que fizeram uma campanha destas de destruição de uma cultura indesejada. Todos nos lembramos bem das imagens de livros queimados em praças públicas”, disse.

SAIBA MAIS

A PÁGINA CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA

Últimas