Guerra Rússia-Ucrânia

Negociações de paz: há “contradições fundamentais”, mas com “espaço para compromissos”

Processo de conversações continuará na quarta-feira.

O conselheiro do Presidência ucraniana, Mykhailo Podoliak, adiantou esta terça-feira que o processo de negociação com a Rússia continuará na quarta-feira, dizendo que “existem contradições fundamentais”, mas com “espaço para compromissos”.

“Vamos continuar amanhã. É um processo de negociação muito difícil e lento. Existem contradições fundamentais. Mas certamente há espaço para compromissos. Durante o intervalo, o trabalho em subgrupos irá continuar”, escreveu no Twitter Podoliak.

A Ucrânia e a Rússia retomaram esta terça-feira as negociações sobre um acordo de paz entre os dois países com “uma discussão dura”.

“As conversações foram retomadas. Há uma discussão dura entre as partes“, disse Mykhailo Podoliak, sem especificar.

A quarta ronda de conversações, que decorre por videoconferência, começou na segunda-feira, mas foi interrompida para “uma pausa técnica” para facilitar o “trabalho adicional” dos subgrupos das delegações, segundo Podoliak, um dos conselheiros do Presidente Volodymyr Zelensky.

A Ucrânia tem exigido um cessar-fogo imediato e a retirada das tropas russas do seu território.

Em Moscovo, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, reiterou que o objetivo das atuais negociações é assegurar o estatuto neutro da Ucrânia e de “pôr fim à política de nazificação do país”.

Últimas