Guerra Rússia-Ucrânia

Negociações entre Ucrânia e Rússia: acusações e uma mão cheia de nada

Ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia e da Ucrânia estiveram esta quinta-feira reunidos.

Terminou sem um acordo de cessar-fogo a reunião, realizada na manhã desta quinta-feira, entre os ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia e Ucrânia, mediada pela Turquia.

O ministro russo acusa a Ucrânia de usar civis como escudos e disse que o apoio armado do Ocidente é perigoso. O ministro ucraniano garante que o país não se rende.

Sergei Lavrov critica o apoio do Ocidente com armamento para a Ucrânia, que disse ser perigoso, acusa Kiev de usar civis como escudos.

Os russo insistem no plano ucraniano de ataque, em acusações quanto a laboratórios biológicos na Ucrânia, e na justificação de que a destruição de uma maternidade e hospital pediátrico aconteceu por ser uma base de nacionalistas ucranianos.

A Ucrânia reforça que não se rende e insiste na importância de corredores humanitários.

O ministro russo diz também não acreditar numa guerra nuclear mas reforça que espera a neutralidade da Ucrânia, unida e sem nazismo.

Na reunião, ao mais alto nível desde que a guerra começou, Rússia e Ucrânia, mantêm a disponibilidade para novas negociações e ficou aberto o caminho para uma  encontro entre os Presidentes dos dois países.

Últimas