Guerra Rússia-Ucrânia

Rússia anuncia cessar-fogo temporário para saída de civis em Mariupol e Volnovakha

Marioupol, cidade com cerca de 450 mil habitantes, está situada junto ao mar de Azov.

A Rússia anunciou hoje um cessar-fogo temporário a partir das 10:00 em Moscovo (7:00 em Lisboa), para a abertura de corredores humanitários que permitam a retirada de civis nas cidades ucranianas de Mariupol e Volnovakha. A retirada de civis de Mariupol começa às 9:00 GMT, anunciou entretanto o autarca.

“Hoje, 05 de março, é anunciado um cessar-fogo a partir das 10:00, hora de Moscovo, e a abertura de corredores humanitários para a saída de civis de Mariupol e Volnovakha”, no leste da Ucrânia, disse o Ministério da Defesa russo.

Antes, o autarca de Mariupol tinha afirmado que o porto estratégico de Mariupol se encontrava “sob bloqueio” e era alvo de “ataques impiedosos” do exército russo.

Marioupol, cidade com cerca de 450 mil habitantes junto ao mar de Azov, está “sob bloqueio” e é, há cinco dias, alvo de “ataques impiedosos”, escreveu Vadim Boitchenko na plataforma Telegram.

“A nossa prioridade é conseguir um cessar-fogo para que possamos restabelecer as infraestruturas vitais e criar um corredor humanitário para fazer chegar alimentos e medicamentos à cidade”, acrescentou.

O controlo de Mariupol é estratégico para a Rússia, uma vez que permitiria garantir uma continuidade territorial entre as forças vindas da Crimeia e as que chegam dos territórios separatistas pró-russos da região de Donbass.

Retirada de civis de Mariupol começa às 9:00 GMT

A retirada de civis de Mariupol começará às 9:00 GMT, avançou o autarca deste porto estratégico no Mar de Azov cercado por forças russas e pró-russas.

“A evacuação da população civil começará às 11:00 (9:00 GMT)”, disse a autarquia de Mariupol, citada pela AFP.

  • O cessar-fogo durará das 09:00 às 16:00 hora local (07:00 às 14:00 GMT)
  • A retirada de civis começará às 11:00, hora local (09:00 GMT)
  • A rota do corredor é de Mariupol a Zaporizhzhia, cidade a oeste
  • Os autocarros sairão de três locais da cidade e o transporte privado também poderá viajar ao longo desta rota
  • A autarquia pede aos condutores que aproveitem ao máximo todo o espaço que têm nos seus veículos
  • Viajar fora da rota acordada é estritamente proibido

Um corredor humanitário também será estabelecido em Volnovakha, segundo a Rússia, mas ainda não se sabem detalhes desta evacuação.

Últimas