Guerra Rússia-Ucrânia

Décimo dia de guerra na Ucrânia: o ponto de situação

O que precisa de saber sobre a invasão russa na Ucrânia.

Entramos este sábado no décimo dia de guerra na Ucrânia. A Rússia anunciou um cessar-fogo temporário com início às 10:00 em Moscovo (7:00 em Lisboa), para a abertura de corredores humanitários que permitam a retirada de civis nas cidades ucranianas de Mariupol e Volnovaja, mas horas depois a retirada dos habitantes de Mariupol foi adiada devido a várias violações russas da trégua, acusou a autarquia local.

O QUE PRECISA DE SABER AO DÉCIMO DIA DE GUERRA NA UCRÂNIA

  • A retirada de civis, que deveria começar no final da manhã, “foi adiada por razões de segurança”, já que as forças russas “continuam a bombardear Mariupol e os seus arredores”, explicou o município, numa mensagem divulgada na rede Telegram.

  • Volodymyr Zelensky condenou a NATO pela recusa de uma zona de exclusão aérea na Ucrânia. O O Presidente ucraniano diz mesmo que, quem morrer no conflito a partir de agora, morrerá por culpa da desunião e fraqueza da Aliança Atlântica.

  • Ainda não é claro se haverá uma terceira ronda de negociações este fim de semana. Kiev e Moscovo mostraram disponibilidade para negociar, mas Putin exige que sejam aceites todas as exigências russas. Zelensky diz que rejeita cedências que humilhem o povo ucraniano.

  • O Presidente da Ucrânia reúne-se este sábado por videoconferência com os senadores norte-americano, numa altura em que o Congresso dos Estados Unidos vai decidir se avança para um apoio financeiro de cerca de 9 mil milhões de euros para Kiev.

  • Após rumores de que teria fugido da Ucrânia, Volodymyr Zelensky partilhou um vídeo onde garante estar no escritório, em Kiev. O Presidente ucraniano sublinha também que não pretende deixar o país.

  • Durante a madrugada deste sábado, foram ouvidas múltiplas explosões em Kharkiv e há relatos de confrontos em Sumy. A cidade de Trostyanets, no norte do país, passou a ser a segunda totalmente controlada pelas forças russas. 

SAIBA MAIS

Últimas