Guerra Rússia-Ucrânia

Casos de discriminação: cidadãos africanos e outros emigrantes impedidos de sair da Ucrânia

Veja o vídeo com as imagens que circulam na internet e os testemunhos de duas estudantes estrangeiras que querem sair do país.

SIC Notícias

Cidadãos africanos e outros emigrantes estão a ser impedidos de sair da Ucrânia. A fuga do país em guerra está a ser ainda mais difícil para quem não é de origem ucraniana. É o caso de Ethel Ansaeh Otto, estudante do Gana, que relata a discriminação de que foi vítima, e de Selma El Alaui, uma jovem marroquina que foi estudar para a Ucrânia.

À semelhança de centenas de milhares de pessoas, muitos africanos – na sua maioria estudantes – estão a tentar fugir da Ucrânia para os países vizinhos, incluindo a Polónia, mas a enfrentar um tratamento discriminatório nas estradas e nas fronteiras ucranianas, de acordo com várias organizações não-governamentais.

A Ucrânia tem uma grande comunidade de estudantes estrangeiros. O Presidente da Nigéria também já alertou para os casos de discriminação. Há cerca de 4 mil nigerianos na Ucrânia, a maioria estudantes, muitos estão a ser impedidos de sair do país.

SAIBA MAIS

Últimas