Guerra Rússia-Ucrânia

Ucrânia: aumento exponencial de vendas de camisolas do Schalke 04 sem logótipo da russa Gazprom

Na segunda-feira, o clube anunciou a rescisão de contrato de patrocínio com a empresa, face à invasão na Ucrânia.

A venda de camisolas do Schalke 04 sem o logótipo da Gazprom disparou esta terça-feira, depois de o emblema da II Liga alemã de futebol ter rescindido a ligação à empresa estatal russa de produção e distribuição de energia.

“O interesse pela camisola especial com o logótipo Schalke 04 [em vez do nome do patrocinador] é gigantesco. Isso levou a uma saturação da loja online”, informa o clube, em comunicado.

Segundo o atual quinto colocado da Bundesliga2, a camisola, que custa 69,95 euros, pode ser encomendada, agora, através de um formulário. Caso a procura exceda as 7 mil unidades disponíveis, haverá um sorteio entre os interessados.

Na quinta-feira, perante a escalada da ofensiva russa na Ucrânia, o Schalke 04 anunciou que tinha retirado dos equipamentos oficiais todas as referências à Gazprom, patrocinador principal desde 2007 e a maior exportadora mundial de gás natural, cuja maioria do capital social é detida pelo Estado russo.

O contrato com a gigante russa, que também patrocinava a Liga dos Campeões, prolongava-se até 2025 e proporcionava um encaixe anual de nove milhões de euros ao clube alemão, valor que poderia aumentar para 15 milhões de euros em caso de subida à divisão principal (Bundesliga).

“A capacidade financeira do clube não será afetada por esta decisão”, assegura o Schalke 04, assinalando que “a direção acredita que poderá apresentar muito em breve um novo patrocinador”.

No fim de semana, o Borussia Dortmund, clube da Bundesliga, cuja cidade dista 25 quilómetros de Gelsenkirchen, deixou a entender que poderia prestar ajuda financeira ao Schalke 04, face à rotura com a Gazprom que se veio a confirmar.

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