O ativista Miguel Duarte é um dos portugueses que vai participar numa missão humanitária para tentar levar bens essenciais até à Faixa de Gaza. Conta que o faz para que o mundo veja o que se está a pensar. "É preciso que todos os olhos estejam sobre Gaza, todos os olhos estejam sobre a Palestina".
"É preciso que consideremos e tratemos como absolutamente inaceitável o que se tem passado em Gaza. É preciso tratar como inaceitável toda a violência que o povo palestiniano estava a ser sujeito bem antes deste genocídio, que apenas tornou mais inaceitável. É esta a mensagem da flotilha e, portanto, é a mensagem que a delegação portuguesa da flotilha quer passar também", explica.
Na mesma viagem vão participar, também, a líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, e a atriz Sofia Aparício. A viagem será a bordo de um barco de uma organização não governamental que pretende entregar bens de primeira necessidade.
De acordo com um comunicado da organização da delegação portuguesa na iniciativa, a partida está prevista para esta semana e a jornada pelo mar Mediterrâneo deverá durar cerca de duas semanas, com a chegada a Gaza prevista para meados de setembro, com ajuda humanitária.
A ONG organizadora é a mesma que, em junho, promoveu outra missão a Gaza em que participou Greta Thunberg, mas que não conseguiu cumprir o objetivo.