Guerra no Médio Oriente

Colonatos na Cisjordânia: quando os palestinianos são forçados a abandonar as suas casas

A Sky News conversou com vários palestinianos que dizem ter sido expulsos das suas casas por colonos israelitas, apesar de as suas famílias viveram lá há várias gerações. Os colonos israelitas entendem que têm o direito sagrado de ocupar o território.

SIC Notícias

A paz no Médio Oriente não passa apenas por Gaza, será também necessária uma solução para a Cisjordânia. A presença dos colonos judeus faz crescer a tensão na região. A SKY News, televisão parceira da SIC, esteve em Hebron, uma cidade onde é o exército de Israel quem dita as regras.

O correspondente da SkyNews, Stuart Ramsay, esteve na Cisjordânia, onde encontrou colonos israelitas que se sentem encorajados desde o ataque do Hamas a Israel, em 7 de outubro. 

Com o apoio do governo, agem com impunidade e, em muitos aspetos, são encorajados pelas forças de segurança de Israel. 

Mas o que são os colonatos e por que são controversos? 

Um colonato é uma vila, cidade ou município construído por Israel em território palestiniano ocupado.

Milhares de casas foram demolidas ao longo dos anos para construir os colonatos, enquanto vastas áreas foram usadas para agricultura e pastagem.

A Sky News conversou com vários palestinianos que dizem ter sido expulsos das suas casas por colonos israelitas, apesar de as suas famílias viveram lá há várias gerações. 

"Eles invadem gradualmente a comunidade e expandem-se. O objetivo é aterrorizar as pessoas para que fujam", disse Rachel Abramovitz, membro da organização 'Looking The Occupation In The Eye', à Sky News. 

Mohammed Robin, um agricultor que foi deslocado à força de terras fora de Ramallah, disse que esses terrenos pertenciam à sua família desde 1952. 

"Quando era criança, costumava vir aqui brincar, costumávamos vir visitar o nosso avô e a nossa avó", contou à SkyNews. 

"Tenho de recorrer à via legal para defender a minha terra, mas mesmo com um processo legalnão há muitas hipóteses. Isto é agressão", acrescentou. 

"Setentar aproximar-se dos colonos, verá que começarão a atacá-lo"

Mutaz Tawafsha, presidente da Câmara de Sinjel, uma cidade palestiniana quase totalmente cercada por colonatos, acredita que a mesma acabará por ficar completamente isolada. 

Mostrou ainda à Sky News imagens de uma quinta a ser atacada, com um edifício a ser saqueado e incendiado. 

Apontando para um local à distância, disse:

"Setentar aproximar-se dos colonos, verá que eles virão e começarão a atacá-lo". 

Mas os colonos também disseram à equipa da Sky News que têm o direito sagrado de ocupar o território.

O colono israelita nascido nos Estados Unidos, Daniel Winston, confessou a Stuart Ramsay:

"Deus é real e escreveu a Bíblia e a Bíblia diz: Eu criei esta terra e quero que vocês estejam aqui". 

Os colonos representam cerca de 5% da população de Israel e 15% da população da Cisjordânia, de acordo com dados da organização Peace Now. 

Últimas