Hoje, às 6:00 da manhã, 12 aviões que têm estado estacionados na Base das Lajes, voaram para provavelmente realizar o trabalho de abastecer outras aeronaves a cerca de 30.000 pés de altitude. Aviões que passam dos Estados Unidos eventualmente para o Médio Oriente são abastecidos pelas aeronaves que têm estado estacionadas na Ilha Terceira.
"Vamos tentando perceber quanto tempo é que podem ainda permanecer aqui na ilha estes aviões que vão também de alguma maneira preocupando as pessoas", dá conta o repórter da SIC, numa reportagem em direto pouco depois das 18:00.
"As pessoas mostram-se agora mais preocupadas com a presença destas aeronaves apesar de estarem habituados, os açorianos, a que estes aviões lhes passem por cima há cerca de 50 anos, desta vez estão mais preocupados porque dizem-me que tudo parece ser possível agora e o medo parece ser cada vez mais real", acrescenta Rui Caria.
A Base das Lajes recebeu pelo menos 12 aviões reabastecedores da Força Aérea norte-americana nos últimos dias. O Governo dos EUA não esclareceu se esta presença está relacionada com a guerra no Médio Oriente.
Os partidos de esquerda exigem explicações do primeiro-ministro sobre a presença de mais de uma dezena de aviões reabastecedores da Força Aérea dos EUA na Ilha Terceira.