Guerra no Médio Oriente

Irão tem “desejo descontrolado de eliminar Israel”, “faremos o necessário para o travar”

Em entrevista exclusiva à SIC, o major Rafael Rozenszajn - porta-voz das Forças de Defesa de israelitas - afirma que o Irão tem um “ódio descontrolado” contra Israel e garante que as forças israelitas tudo farão para que o ‘inimigo’ deixe de ser uma “ameaça imediata”.

Carolina Botelho Pinto

“O Irão nunca esteve tão perto de ter uma bomba atómica como ontem”, afirmou na antena da SIC Notícias o major Rafael Rozenszajn, porta-voz das Forças de Defesa de israelitas. Foi essa a razão que levou Israel a lançar a ofensiva da última madrugada, que já estava a ser preparada há anos, revela.

“O objetivo de Israel é eliminar a ameaça imediata do Irão, que diz há anos que tem o desejo descontrolado de eliminar Israel do mapa e não o podemos permitir. O Irão estava perto de alcançar o objetivo de ter armamento nuclear”, afirma.

A operação em território iraniano - que teve como alvo uma central nuclear e vários comandantes militares - teve um sucesso “enorme”, mas ainda não terminou. O major garante que, a não ser que o Irão abandone o programa nuclear, Israel “vai continuar”.

“O exército de Israel ainda não terminou as ações no território iraniano - iremos fazer o necessário para que o Irão deixe de ser uma ameaça imediata ao Estado de Israel.”

Explica, ainda assim, que esta não deverá ser uma operação de longa duração.

“Acreditamos que as Forças de Defesa de Israel conseguirão desmantelar esta ameaça de uma forma rápida. (...) O Irão nunca esteve tão perto de uma bomba atómica como ontem e nunca esteve tão longe, nos últimos anos, como hoje.”

Últimas