Guerra no Médio Oriente

"Estamos a procurar comida no lixo": os rostos da dramática situação em Gaza

A ONU fala num cenário catastrófico e considera que a pouca ajuda que tem chegado ao enclave está muito aquém do necessário.

Joana Costa de Sousa

Com as negociações novamente num impasse, Israel mantém a ofensiva na Faixa de Gaza. A ajuda que entra no enclave não chega e a Organização das Nações Unidas (ONU) renova diariamente os alertas.

A ONU fala numa situação catastrófica e considera que a pouca ajuda que tem chegado está muito aquém do necessário.

A fome aumenta a cada dia e o desespero na luta pela sobrevivência leva os habitantes do enclave a tomar medidas drásticas.

“Estamos a procurar comida no lixo. Estamos a morrer de fome. Não temos pão nem comida. Comemos do lixo. Ninguém quer saber de nós”, desabafa uma mulher enquanto procura comida no lixo, na companhia da filha de nove anos..

Dezenas de camiões com ajuda humanitária impedidos de entrar

Sobre o controverso novo sistema acordado entre Israel e os EUA, que pretende distribuir ajuda sem permitir que seja desviada pelo Hamas, as Nações Unidas falam numa manobra de distração que está longe de satisfazer as necessidades locais.

No rescaldo da implementação deste plano, esta manhã um grupo de extrema-direita israelita tentou bloquear a entrada em Gaza de camiões com ajuda. O grupo defende que não deveria haver distribuição até que todos os reféns fossem libertados.

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou, entretanto, a prometer trazer de volta todos os que ainda estão nas mãos do Hamas, vivos ou mortos

Últimas