Guerra na Síria

Governo garante não ter tomado nenhuma decisão sobre pedidos de asilo de refugiados sírios

Esta declaração de Leitão Amaro surge depois desta semana sete países europeus terem anunciado a suspensão da análise dos pedidos de asilo de refugiados sírios, na sequência da queda do regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad.

SIC Notícias

O ministro da Presidência garante que Portugal ainda não tomou nenhuma decisão em relação aos pedidos de asilo de refugiados sírios. António Leitão Amaro diz que vai tomar uma decisão conjunta com os restantes países europeus.

"Portugal tem um desafio menor que outros países. O Governo português ainda não tomou nenhuma decisão. Vamos esperar, é uma questão de dias. Monitorizando a situação e tomaremos uma decisão em alinhamento com generalidade dos países europeus", disse o governante.

Esta declaração de Leitão Amaro surge depois desta semana a Suécia, Suíça, Dinamarca, Noruega, Reino Unido, Itália e Países Baixos terem anunciado a suspensão da análise dos pedidos de asilo de refugiados sírios, na sequência da queda do regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad.

Síria vive tempos de mudança

A coligação de grupos rebeldes que tomou o poder na Síria no domingo nomeou um chefe de governo de transição por um período de três meses.

Em 27 de novembro, uma coligação de grupos da oposição liderados pela organização radical islâmica Hayat Tahrir al-Sham lançou uma ofensiva e conquistou vastos territórios em dez dias, antes de entrar na cidade de Damasco, pondo fim ao regime da família al-Assad, que controlou a Síria durante 54 anos.

Últimas