Guerra na Síria

Alepo: o momento em que os rebeldes derrubam a estátua do irmão do Presidente sírio

Os rebeldes filmaram e partilharam o instante em que a estátua do irmão de Bashar al-Assad, Bassel al-Assad, foi derrubada por homens armados.

SIC Notícias

O incidente terá acontecido depois de rebeldes sírios que se opõem ao Presidente sírio chegarem a Alepo, na sexta-feira, mas as imagens só foram divulgadas este domingo.

O Exército sírio realizou de seguida um contra-ataque, a ofensiva aérea teve como alvo os rebeldes na cidade, avançou o jornal pró-Damasco Al-Watan.

Um ataque causou vítimas na praça de Basileia, em Alepo, disse um morador à agência Reuters.

A Reuters conseguiu confirmar a localização da estátua de Bassel al-Assad, pelos edifícios e pelo traçado das estradas vistos no vídeo, que correspondia ao arquivo e às imagens de satélite da área.

Bassel al-Assad era visto como o provável sucessor de seu pai, Hafez al-Assad, antes da sua morte num acidente de viação em 1994.

Em 2000, Bashar al-Assad tornou-se Presidente da Síria após a morte de pai, que ocupou a Presidência durante 29 anos

Os rebeldes filmaram e partilharam o momento em que derrubaram a estátua em que Bassel al-Assad é representado montado num cavalo. A figura foi derrubada com a ajuda de uma corda. Depois, os rebeldes comemoram dando tiros para o ar.

O vídeo promete enfurecer ainda mais o Governo sírio, que enfrenta o maior desafio dos últimos anos, na guerra civil que já dura desde 2011.

A estátua foi derrubada na segunda principal cidade da Síria. Os rebeldes já controlam a maior parte da região de Alepo. Desde o início da guerra, morreram mais de 500 mil pessoas.

Últimas