Governo

Costa sem disponibilidade para responder a perguntas, mas para uma selfie ainda há tempo

Primeiro-ministro recusa comentar estado atual da situação política nacional.

SIC Notícias

O primeiro-ministro recusou responder às perguntas dos jornalistas, esta sexta-feira, na Cova da Piedade, em Almada. António Costa mostrou-se incomodado com algumas questões sobre a situação política nacional e apenas mostrou disponibilidade para tirar uma selfie com uma criança.

Os últimos dias têm sido agitados no Governo. A última polémica diz respeito à secretária de Estado da Agricultura demissionária, Carla Alves, que apresentou na quinta-feira a sua demissão por entender não dispor de "condições políticas e pessoais" para iniciar funções, um dia após a tomada de posse.

O Correio da Manhã noticiou na quinta-feira que a nova secretária de Estado da Agricultura tem várias contas bancárias arrestadas, no âmbito de uma investigação que envolve o seu marido e antigo presidente da Câmara de Vinhais, Américo Pereira.

De acordo com jornal, entre 2013 e 2020, o casal declarou rendimentos inferiores aos montantes que tinha no banco, uma discrepância que foi constatada após ter sido levantado o segredo bancário.

O Ministério Público mandou arrestar bens do antigo autarca, num processo que envolve mais de 4,7 milhões de euros.

Em causa estão vários negócios celebrados entre 2006 e 2015, que envolvem também uma sociedade, um empresário e o reitor do antigo seminário deste concelho do distrito de Bragança.

Ministra da Agricultura sabia do arresto de contas de Carla Alves? As explicações do gabinete

O Ministério da Agricultura diz que a ministra, Maria do Céu Antunes, desconhecia os processos que envolvem a secretária da Estado demissionária, Carla Alves, e o marido.

"Considerando as recentes notícias, o Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, não tinha conhecimento de qualquer envolvimento de Carla Alves em processos judiciais", informou o gabinete da ministra em comunicado.

A reação do ministério de Maria do Céu Antunes chega horas depois do jornal Público noticiar que Carla Alves terá informado a ministra sobre o arresto de contas bancárias antes da tomada de posse que aconteceu na quarta-feira.

O jornal escreve que a ministra da Agricultura terá recebido essa informação e, questionada se a transmitiu ao primeiro-ministro, Maria do Céu Antunes disse não ter mais comentários a prestar.

Últimas