Governo

Ministra da Agricultura sabia do arresto de contas de Carla Alves? As explicações do gabinete

"Maria do Céu Antunes não tinha conhecimento de qualquer envolvimento de Carla Alves em processos judiciais", informou o gabinete da ministra em comunicado.

ANTÓNIO PEDRO SANTOS/Lusa

SIC Notícias

O Ministério da Agricultura diz que a ministra, Maria do Céu Antunes, desconhecia os processos que envolvem a secretária da Estado demissionária, Carla Alves, e o marido.

"Considerando as recentes notícias, o Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, não tinha conhecimento de qualquer envolvimento de Carla Alves em processos judiciais", informou o gabinete da ministra em comunicado.

A reação do ministério de Maria do Céu Antunes chega horas depois do jornal Público noticiar que Carla Alves terá informado a ministra sobre o arresto de contas bancárias antes da tomada de posse que aconteceu na quarta-feira.

O jornal escreve que a ministra da Agricultura terá recebido essa informação e, questionada se a transmitiu ao primeiro-ministro, Maria do Céu Antunes disse não ter mais comentários a prestar.

Costa foge, uma vez mais, às perguntas dos jornalistas

O primeiro-ministro recusou responder às perguntas dos jornalistas, esta sexta-feira, na Cova da Piedade, em Almada. António Costa mostrou-se incomodado com algumas questões sobre a situação política nacional e apenas mostrou disponibilidade para tirar uma selfie com uma criança.

“Está tudo esclarecido”

Na noite desta quinta-feira, a SIC Notícias questionou a ministra se sabia das contas arrestadas. A ministra da Agricultura respondeu que “está tudo esclarecido” em relação a Carla Alves, mas remete-se ao quando questionada se já tinha conhecimento das contas arrestadas do marido da ex-secretária de Estado.

"Está tudo esclarecido. Neste momento vamos continuar a trabalhar", disse à SIC Notícias.

O controverso percurso de Carla Alves até à curta estadia no Governo

Antes de ser escolhida para secretária de Estado, Carla Alves era diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte. Faz também parte dos quadros da câmara municipal de Vinhais há 23 anos, autarquia que teve o marido como presidente entre 2005 a 2017.

Da castanha ao fumeiro, Carla Alves fez da promoção regional carreira. A organização da feira do fumeiro de Vinhais ganha destaque no currículo de Carla Alves.

Formada em engenharia zootécnica e gestão, exerceu funções em empresas públicas e esteve na direção o Parque Biológico de Vinhais. Um percurso que ficou marcado pela passagem por várias organizações e empresas do setor.

Desde o ano 2000, estava no quadro técnico da câmara de Vinhais. Durante boa parte desse tempo – entre 2005 e 2017 – o autarca era o marido.

[Artigo atualizado às 12:48]

Últimas