Nove foram mortos num ataque aéreo israelita que atingiu uma casa no campo de refugiados de Nousseirat, no centro da Faixa de Gaza, três pessoas morreram em outros ataques ocorridos na zona sul do enclave palestiniano e um corpo foi retirado dos escombros em Khan Younes, também no sul.
Com estas novas baixas, e desde o início da ofensiva militar israelita, a 08 de julho, o número de vítimas mortais entre os palestinianos ascende agora a 1.435. O Conselho de Segurança da ONU apelou hoje entretanto a um "cessar-fogo humanitário imediato sem condições" em Gaza e pediu "pausas humanitárias" para socorrer a população.
No mesmo texto, o órgão manifestou uma "grande deceção" pelo facto dos contínuos apelos para o fim dos confrontos não serem atendidos.
A declaração do Conselho, divulgada após quatro horas de consultas à porta fechada, não contém qualquer referência ao bombardeamento ocorrido na quarta-feira contra uma escola das Nações Unidas em Gaza, onde estavam refugiados civis palestinianos.
Lusa