O acidente de Logan Sargeant no Grande Prémio dos Países Baixos de Fórmula 1 parece ter sido a gota de água para a Williams. A equipa britânica anunciou, esta terça-feira, que o piloto norte-americano será substituído a partir do próximo fim de semana, no Grande Prémio de Itália. Franco Colapinto será o novo colega de equipa de Alex Albon até ao resto da temporada.
O argentino de 21 anos integra a academia de pilotos da Williams desde 2023 e atualmente compete na Fórmula 2 pelo segundo ano consecutivo. A sua estreia ao volante do FW46 aconteceu durante o 1.º Treino Livre do Grande Prémio da Grã-Bretanha no início do mês de julho.
“Entrar na F1 a meio da temporada será uma enorme curva de aprendizagem, mas estou pronto para o desafio e totalmente focado em trabalhar o máximo que puder com Alex e a equipa para torná-la um sucesso", disse Franco Colapinto.
Franco Colapinto será o primeiro piloto argentino na Fórmula 1 em 23 anos, após as últimas aparições de Gaston Mazzacane pela Prost em 2001. Será também o segundo argentino a pilotar pela Williams, sucedendo a Carlos Reutemann.
A tensão entre Logan Sargeant e a Williams já não era novidade. O piloto norte-americano estreou-se na Fórmula 1 no ano passado e desde então que não conseguiu apresentar resultados que justificassem a sua permanência na equipa britânica nas próximas temporadas.
No início da pausa de verão o chefe da Williams, James Vowles, decidiu optar pelo espanhol Carlos Sainz, atualmente piloto da escuderia Ferrarri.
Se Logan Sargeant já estava "entre a espada e a parede", esta segunda substituição, em menos de dois meses, só veio confirmar que o seu sonho de ser piloto de Fórmula 1 pode ter os dias contados.
Constantemente em último lugar nas corridas e com vários acidentes no currículo ao volante do monolugar da Wiiliams, Logan Sargeant não conseguiu convencer James Vowles a dar-lhe uma 4.º oportunidade.
“Substituir um piloto no meio da temporada não é uma decisão que tomamos levianamente, mas acreditamos que isso dá à Williams a melhor chance de competir por pontos no restante da temporada", disse o chefe da Williams sobre a decisão de 'dispensar' Logan Sargeant.
Dispensar um piloto a meio da temporada, onde é que já vimos isto?
No verão passado, Nyck de Vries que competia pela Alpha Tauri(atual RB F1 Team) também foi dispensado a meio da temporada de 2023.
O piloto neerlandês acabou por ser substituído por Daniel Ricciardo depois de não ter conseguido pontuar um único ponto nas primeiras dez corridas da temporada.