Europeias 2024

Quer votar antecipadamente nas Europeias? Prazo para se inscrever termina esta quinta-feira

Eleitores que queiram votar no próximo domingo, dia 2 de junho, ou fora da área de recenseamento, podem fazer o pedido através do portal do voto antecipado do Ministério da Administração Interna.
HOMEM DE GOUVEIA

SIC Notícias

O prazo para inscrição no voto antecipado em mobilidade para as eleições europeias de 9 de junho termina esta quinta-feira.

Os eleitores que queiram votar no próximo domingo (dia 2 de junho), ou fora da área de recenseamento, podem fazer o pedido através do portal do voto antecipado do Ministério da Administração Interna - AQUI - escolhendo a mesa de voto onde pretendem votar.

Caso o eleitor não compareça para votar no dia 2 de junho, pode exercer o seu direito de voto no dia 9.

Além disso, também no dia das eleições os cidadãos podem votar em mobilidade, ou seja, em qualquer mesa de voto em Portugal ou no estrangeiro.

Até às 12:00 desta segunda-feira, um total de 97.386 eleitores inscreveram-se para exerceram antecipadamente o seu direito de voto no dia 2 de junho, disse à agência Lusa fonte do Ministério da Administração Interna (MAI).

373 milhões chamados a votar

As eleições foram marcadas a nível europeu para o período de 6 e 9 de junho. E esse é, segundo o porta-voz da CNE, "um período particularmente difícil para Portugal", por coincidirem com "uma semana que habitualmente é um período de miniférias.

Cerca de 373 milhões de eleitores europeus são chamados a votar para o Parlamento Europeu entre 6 e 9 de junho. Em Portugal, a votação é no dia 9. Serão escolhidos 720 eurodeputados, 21 dos quais portugueses.

Concorrem às eleições um total de 17 partidos e coligações: a AD, PS, Chega, IL, BE, CDU, Livre, PAN, ADN, MAS, Ergue-te, Nova Direita, Volt Portugal, RIR, Nós Cidadãos, MPT e PTP.

Últimas