A Seleção Nacional perdeu esta terça-feira com a Geórgia, por 2-0, no último encontro da fase de grupos do Euro 2024 e vai defrontar a Eslovénia na próxima fase.
Ao terceiro jogo na competição, o conjunto georgiano gelou o coração dos 'apaixonados' que queriam fazer o pleno de vitórias nesta fase de grupos. Mas sobre isso já lá vamos.
Com o primeiro lugar e apuramento para os 'oitavos' garantidos, Roberto Martínez operou uma verdadeira revolução no 'onze' inicial, com oito alterações e uma defesa a três.
A "Equipa das Quinas" teve um arranque desastroso. Aos dois minutos, António Silva entregou mal e deixou a bola na posse de Georges Mikautadze.
O avançado do Metz pegou no esférico e deu para Khvicha Kvaratskhelia. No frente-a-frente com Diogo Costa, o craque do Nápoles não tremeu e abriu o marcador numa altura em que os adeptos ainda não se tinham sentado nas cadeiras.
Portugal foi atrás do prejuízo e dispôs de várias oportunidades de chegar ao golo mas todas sem sucesso. Cristiano Ronaldo, João Félix e Francisco Conceição lideravam o grupo dos inconformados com aquele resultado.
A Seleção Nacional foi para o descanso com mais ataques, mais remates e mais bola mas era o conjunto da Europa de Leste que continuava em vantagem.
No segundo tempo, Portugal mantinha o foco em reverter a situação e atitude não faltava, mas a bola teimava em não entrar. E aquela velha máxima de "quem não marca, sofre" viveu-se em Gelsenkirchen.
Aos 55 minutos, António Silva atingiu Luka Lochosvilli dentro da área lusa e o árbitro suíço Sandro Schärer, após visionar as imagens no VAR, assinalou penálti para a Geórgia.
Na cobrança do castigo máximo, Mikautadze rematou junto ao poste direito para ampliar a vantagem georgiana na partida. Diogo Costa ainda adivinhou o lado mas não pôde fazer nada.
Com este resultado, Portugal, que já tinha assegurado o primeiro lugar do grupo F, acabou com seis pontos, contra seis dos turcos, segundos, quatro dos georgianos, terceiros, e um dos checos, quartos, que foram eliminados.
E agora Portugal, quem se segue?
A Seleção Nacional vai medir forças com a Eslovénia nos oitavos de final do Euro 2024, num duelo agendado para a próxima segunda-feira, 1 de julho, às 20:00, no Deutsche Bank Park, em Frankfurt.
Para além do Portugal-Eslovénia, os outros jogos dos 'oitavos' são Suíça-Itália e Alemanha-Dinamarca, no sábado, Inglaterra-Eslováquia e Espanha-Geórgia, no domingo, França-Bélgica, e Roménia-Países Baixos e Áustria-Turquia, na terça-feira.