UEFA Euro 2024

Ronaldo no onze inicial? "Parece ser opção mais ou menos fixa na cabeça de Martínez"

"Cristiano Ronaldo começando no banco e podendo ser utilizado mais tarde, beneficiaria não só a sua capacidade atual, aquilo que ele pode dar à seleção, mas também o trabalho coletivo da equipa no maior controlo inicial do jogo", defende Luís Cristóvão, na antevisão do Portugal-França.

Luís Cristóvão

SIC Notícias

A Seleção portuguesa volta a encontrar a França na fase final de um Europeu, desta vez nos quartos de final do Euro 2024. A seleção francesa é um adversário sempre complicado, que tem lugar eterno na história do futebol luso. Luís Cristóvão avalia a preparação para este duelo e as possíveis escolhas de Roberto Martínez. Sobre as opções para o onze inicial

"Num jogo como este contra a França, tendo em conta o desgaste que tem tido, eu diria que Cristiano Ronaldo começando no banco e podendo ser utilizado mais tarde, beneficiaria não só a sua capacidade atual, aquilo que ele pode dar à seleção, mas também o trabalho coletivo da equipa no maior controlo inicial do jogo", defende o comentador da SIC.

“Também percebemos que da parte de Roberto Martínez e da parte do jogador tem havido sempre esta enorme vontade de contribuir a partir do primeiro minuto. Não creio que isso esteja a ajudar muito a Seleção Nacional, mas parece ser uma opção que tem estado mais ou menos fixa na cabeça do técnico”, acrescenta.

Luís Cristóvão explica que a Seleção Nacional está agora em fase de recuperação, que “é importante para os jogadores continuarem tranquilos neste caminho até ao jogo contra a França (…) uma seleção sobejamente conhecida, muitos jogadores já se defrontaram imensas vezes, já jogaram juntos, já trabalharam juntos, portanto não é uma seleção que venha trazer grandes surpresas”.

Tal como Portugal, França não tem tido um grande desempenho até estes quartos de final, também por isso, Cristóvão aponta para “um jogo muito morno, em que as duas equipas vão estar à espera do erro do adversário”.

A atenção de Roberto Martínez deverá estar centrada na “transição defensiva, que também tem sido um momento em que Portugal, aqui e ali, tem sofrido um pouco”.

“Vitinha, Bernardo Silva e Bruno Fernandes vão voltar a ser jogadores muito importantes para Portugal ter controlo sobre a partida e depois havendo um erro dos franceses, aproveitá-lo”, realça.

“A forma como a equipa francesa ataca poderá levar Roberto Martínez a voltar aos três centrais para ter esse maior controlo da profundidade e esse maior controlo defensivo no jogo. Depois a questão física, olhando para o jogo contra a Eslovénia, há um enorme desgaste para todos os jogadores que estiveram em campo”, explica o comentador da SIC, acrescentando que poderá estar em causa a titularidade inicial de Pepe, Bruno Fernandes e Bernardo Silva.

Últimas