UEFA Euro 2024

Notas de um Euro: o JJ que hoje volta a ser Éder

Para ler logo pela manhã, de 14 de junho a 14 de julho, as "Notas de um Euro" do comentador da SIC João Rosado sobre a maior competição do futebol europeu, que este ano se realiza na Alemanha. A nota de hoje é sobre a carreira de John Jensen, um desconhecido jogador da seleção dinamarquesa até marcar o primeiro golo que deu a vitória na final do Euro 92.

picture alliance

João Rosado

Todas as seleções têm um joker mas são raras as que têm um Éder. Não confundir com um Eden, porque desse género (Hazard) a Bélgica usufruiu de um talento invulgar e nunca conquistou nada. Já a Dinamarca, precisamente no ano em que o seu génio renunciou, foi até à vizinha Suécia e saiu de lá com o troféu.

A 26 de junho de 1992, faz hoje 32 anos, os vikings, privados de Michael Laudrup, bateram na final do Euro a Alemanha por 2-0 com um tal John Jensen a inaugurar o marcador. O JJ de Copenhaga passou quase toda uma carreira ao lado dos golos e nos dias que correm ainda há quem tenha uma t-shirt que publicita essa vocação.

“Eu estava lá quando John Jensen marcou pelo Arsenal”, consta da peça que adorna o roupeiro de alguns adeptos dos “gunners” que marcaram presença na derrota (1-3) caseira ante o QP Rangers a 31 de dezembro de 1994.

Jensen fez um golo monumental, o único em 138 jogos. Essa passagem de ano do ex-adjunto de... Laudrup no Getafe deve ter sido uma fiesta inesquecível.

Últimas