Portugal pode assegurar este sábado a passagem aos oitavos de final do Euro 2024, caso vença a Turquia que, tal como a Seleção Nacional, também se estreou a vencer e pode igualmente garantir o apuramento.
Turquia-Portugal (17:00)
A “equipa das quinas” mede forças com um rival de boa memória nos Europeus, naquele que será o quarto duelo entre os dois países na competição. Nos três encontros anteriores, Portugal venceu por 1-0 no Euro96 e por 2-0 no Euro2008, ambos na fase de grupos, enquanto no Euro2000 triunfou também por 2-0, mas nos quartos de final, com dois golos de Nuno Gomes.
Na jornada inaugural, a Turquia, orientada pelo italiano Vincenzo Montella, derrotou a Geórgia por 3-1, com destaque para o prodígio Arda Güler, de apenas 19 anos. O extremo do Real Madrid foi a grande figura do encontro, no qual apontou um grande golo, e surge como principal ameaça para Portugal. Orkun Kökçü, do Benfica, também foi titular.
- Onze provável da Turquia: Mert Günok; Mert Müldür, Samet Akaydin, Abdülkerim Bardakcı e Ferdi Kadıoğlu; Kaan Ayhan, Çalhanoğlu, Orkun Kökçü, Arda Güler e Kenan Yıldız; Barış Alper Yılmaz
- Onze provável da Portugal: Diogo Costa; Cancelo, Rúben Dias, Pepe e Nuno Mendes; Palhinha, Vitinha e Bruno Fernandes; João Félix, Ronaldo e Bernardo Silva
O jogo da segunda jornada do grupo F realiza-se no Signal Iduna Park, em Dortmund, e terá arbitragem do alemão Felix Zwaye. Nas bancadas são esperados 12 mil portugueses, contra cerca de 40 mil turcos. Para acompanhar aqui ao minuto, a partir das 17:00.
Geórgia-Chéquia (14:00)
O outro jogo do grupo de Portugal é o primeiro agendado para este sábado e coloca frente a frente as duas seleções derrotadas precisamente por Turquia e Portugal na ronda anterior.
Os georgianos, que participam pela primeira vez na fase final de um Campeonato da Europa, quererão dar continuidade à imagem positiva que deixaram no duelo com a Turquia, apesar do desaire por 3-1. Do lado checo, será preciso outro pragmatismo na abordagem ofensiva - num jogo no qual se espera que tenham a iniciativa e acentuada superioridade na posse da bola - depois de se terem remetido à defesa durante praticamente todo o encontro frente a Portugal.
- Onze provável da Geórgia: Mamardashvili; Kakabadze, Kverkvelia, Kashia, Dvali e Shengelia; Kochorashvili, Chakvetadze e Kvaratskhelia; Mikautadze e Zivzivadze
- Onze provável da Chéquia: Staněk; Holeš, Hranáč e Krejčí; Coufal, Barák, Souček, Provod e Douděra; Chytil e Schick
O primeiro jogo do dia vai ser disputado no Volksparkstadion, em Hamburgo, e, tal como o Turquia-Portugal, conta com a arbitragem de um alemão, Daniel Siebert. Para acompanhar aqui ao minuto, a partir das 14:00.
Bélgica-Roménia (20:00)
No duelo que encerra a segunda jornada da fase de grupos, referente ao grupo E, a seleção belga corre atrás do prejuízo depois da surpreendente derrota às custas da Eslováquia (0-1), mas não terá tarefa fácil.
Uma moralizada Roménia, vinda de um contundente triunfo sobre a Ucrânia (3-0) na primeira jornada, sabe que uma vitória contra a Bélgica a coloca na fase a eliminar de um Europeu pela primeira vez em 24 anos.
- Onze provável da Bélgica: Casteels; Castagne, Faes, Vertonghen e Theate; Tielemans, Onana e De Bruyne; Doku, Lukaku e Bakayoko
- Onze provável da Roménia: Niță; Rațiu, Burcă, Drăgușin e Bancu; R Marin, M Marin e Stanciu; Man, Drăguș e Coman
O último jogo do dia vai ser disputado no estádio Rhein Energie, em Colónia, e será apitado pelo polaco Szymon Marciniak. Para acompanhar aqui ao minuto, a partir das 20:00.