A dois dias da estreia da Seleção Nacional no Euro 2024, João Cancelo, um dos protagonistas da equipa, foi o escolhido para falar aos jornalistas, numa conferência em que fez vários elogios a Roberto Martínez, falou de sistemas táticos e elegeu duas favoritas a vencer o torneio.
Lateral com mais valências ofensivas do que defensivas, algo que o próprio admite, Cancelo diz que está “muito mais a vontade” quando joga numa formação com três centrais.
"Acho que sim, nesse sistema estou muito mais a vontade. Sou um jogador que gosta de ter bola e de atacar. Tendo três centrais atrás, estou sempre mais salvaguardado defensivamente".
"A número 10 não tenho qualidade para jogar”
O jogador do Barcelona, que começou no Benfica e passou por outros gigantes como Inter Milão, Juventus e Manchester City, também se destaca pela polivalência. Joga tanto na direita como na esquerda e garante “ser indiferente” em qual lado vai atuar.
No entanto, a versatilidade tem limites e, em tom de brincadeira, o lateral comentou uma uma antiga declaração, em que dizia que até a médio ofensivo estava disponível para atuar: “A número 10 não tenho qualidade para jogar aqui”.
Questionado sobre Roberto Martínez, que assumiu o comando da Seleção Nacional em janeiro de 2023, Cancelo não tem do que reclamar, afirmando que se identifica com as ideias do treinador espanhol.
“É um treinador que desde o primeiro dia me fez sentir a vontade, tanto a nível desportivo como a nível pessoal. É muito próximo dos jogadores, tem boas ideias, gosta de um futebol ofensivo e atrativo. Penso da mesma maneira que ele e é mais fácil trabalhar assim. Acho que todos os meus colegas pensam como eu. Ele tem feito alguma diferença desde que chegou”.
O adversário de Portugal e os favoritos ao Euro
A estreia de Portugal está marcada para esta terça-feira (com transmissão da SIC), contra a Chéquia, um adversário cujo o lateral de 30 anos fez questão de elogiar.
“Há pouco tempos jogamos contra a Chéquia. É uma equipa muito física e tem jogadores de qualidade”, afirmou Cancelo, que tinha acabado de assistir ao Polónia-Países Baixos, jogo que demonstra "que este Europeu não vai ser fácil".
Nesses primeiros jogos do Campeonato da Europa, Alemanha e Espanha destacaram-se com vitórias expressivas contra Escócia e Croácia, respetivamente. Para o internacional português, são “dois favoritos a vencer a competição”, num lote que também inclui a Seleção Nacional.