Há 12 anos, quando em Gdansk a Espanha começou a mandar a Croácia para o estaleiro, Damagoj Vida foi um dos primeiros jogadores a ser substituído por Slaven Bilic.
O defesa, a 24 minutos do fim, foi rendido pelo avançado Nikica Jelavic mas a troca não evitou que um golo de Jesús Navas ditasse a quarta derrota seguida frente aos campeões europeus.
Tanto Vida como Navas “sobrevivem”, quatro Europeus depois, nas escolhas dos respetivos selecionadores. Aliás, o duelo de hoje em Berlim, assinala o... quarto reencontro das duas equipas em Campeonatos da Europa, sendo provável que o central do AEK e o lateral direito do Sevilha comecem o jogo no banco.
Os croatas querem vingar a derrota na final da última edição da Liga das Nações e se o fizerem haverá festa rija no quartel-general.
Caso exista estômago para um churrasco, a carne, essa, não precisa de ser rija. Damagoj Vida, reputado criador de uma premiada raça de porcos pretos, asseguraria a melhor qualidade na grelha. Aposto que nenhuma bifana iria para o estaleiro.