Em entrevista à SIC Notícias, Augusto Santos Silva diz que nenhum dos candidatos a Belém, até agora apresentados, cumpre os requisitos mínimos para o cargo, nem mesmo o socialista António José Seguro.
O antigo Ministro da Defesa e Negócios Estrangeiros defende que a ideia é "extensível" às restantes candidaturas, ou seja, considera que "nenhum dos candidatos" reúne "os requisitos mínimos" para ser Presidente da República.
"É um juízo político relativo àquela candidatura, àquele cargo, àquele posto que, aliás, estendo às três candidaturas que já hoje nós conhecimentos, que foram formalmente apresentadas e estão no terreno, na minha modestíssima opinião nenhuma delas cumpre os requisitos mínimos que um Presidente da República de um país como Portugal deve ter."
Questionado sobre se ainda tem esperança que apareça outro candidato que o partido socialista possa apoiar, Santos Silva foi perentório: "Sim". Admitindo, a seguir, que acredita que António Vitorino possa avançar para a corrida a Belém.