Presidenciais

Carta ao Presidente: peço humanidade, respeito, coragem e memória, muita memória

Sara Oliveira tem 24 anos e é técnica superior de educação social. Aceitou o desafio de escrever uma carta ao Presidente da República, seja ele quem for.

Canva

SIC Notícias

Gostaria de dizer ao nosso novo presidente, seja ele (a) quem for, que seja humano e tenha uma memória muito ativa. Não se esqueça, no exercer árduo da sua missão, que também é português.

Não se esqueça que, na ausência de poder, oportunidades, facilidades e bens, precisa de comer como todos, de dormir debaixo de um teto. Não se esqueça que tem direito à vida, à proteção, ao cuidado, que é marido/mulher de alguém, filho, irmão, pai... Que é humano.

Lembre-se que tem o direito de alimentar os seus, pôr os filhos na escola, proporcionar-lhes uma atividade extracurricular e levá-los ao médico quando necessário, mesmo que não tenha meios para tal. E que tem o direito a ser ajudado e protegido quando não o consiga fazer sozinho.

Quando for idoso, o Presidente vai querer usufruir de um final seguro, num local feliz onde seja cuidado respeitosamente. Permita, então, que os nossos idosos sejam assim tratados também.

O Presidente deve garantir que a todos nós, cidadãos portugueses, sejam aplicados estes mesmos direitos. Deve compreender a dificuldade de gerir e segurar um país – que se encontra numa crise económica e numa crise ambiental – para que não chegue ao fundo de uma crise social, que se inicia e necessita de toda a atenção que possa receber.

Peço ao nosso (a) Presidente que cuide de quem cuida, tanto a nível institucional e organizacional – hospitais, polícias, professores, técnicos sociais, psicólogos, entre outros – como a nível particular – pais, filhos ou quem prescinde da sua vida individual para a dedicar ao outro – preservando o seu bem-estar e saúde enquanto possível.

Estamos no início de um caminho longo... Por isso peço humanidade, respeito, coragem e memória, muita memória. Que o nosso presidente seja audaz, seja corajoso e Humano.

VEJA TAMBÉM:

ESPECIAL PRESIDENCIAIS

Últimas