Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, felicitou este sábado Joe Biden "calorosamente" pelo anúncio da vitória nas eleições presidenciais norte-americanas, garantindo que Bruxelas está "pronta a intensificar a cooperação com a nova administração".
"Felicito calorosamente Joe Biden pela sua vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e espero encontrá-lo o mais cedo possível", indicou Ursula von der Leyen numa declaração divulgada à imprensa em Bruxelas.
Reagindo às projeções dos 'media' norte-americanas, que dão a vitória a Joe Biden, a líder do executivo comunitário notou que a instituição "está pronta a intensificar a cooperação com a nova administração e o novo congresso para enfrentar os desafios prementes" para ambos os blocos.
Entre esses desafios está "combater pandemia de covid-19 e as suas consequências económicas e sociais, enfrentar em conjunto as alterações climáticas, promover uma transformação digital que beneficie as pessoas, reforçar a segurança comum, bem como reformar o sistema multilateral baseado em regras", elencou Ursula von der Leyen.
Sublinhando que a União Europeia e os Estados Unidos "são amigos e aliados", a responsável destacou que os dois blocos têm "uma parceria transatlântica sem precedentes enraizada na história comum e nos valores partilhados da democracia, liberdade, direitos humanos, justiça social e economia aberta".
"À medida que o mundo continua a mudar e surgem novos desafios e oportunidades, a nossa parceria renovada revestir-se-á de particular importância", concluiu Ursula von der Leyen.
O candidato democrata Joe Biden foi este sábado anunciado como vencedor das eleições presidenciais de 3 de novembro segundo projeções da 'media' norte-americana.
Segundo essas projeções, Biden totaliza 284 "Grandes Eleitores" do Colégio Eleitoral, derrotando o candidato republicano e atual Presidente Donald Trump.
A posse de Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos está marcada para 20 de janeiro de 2021.
ACOMPANHE AO MINUTO: A ELEIÇÃO DA DÉCADA
Veja também:
- Trump avança com ações judiciais. "As equipas democratas estão a responder aos processos"
- O "resultado extraordinário" de Biden e o "completo desastre da governação" de Trump
- Eleições nos EUA: Comissão Federal de Eleições descarta "evidência de fraude"
- "Trump, estás despedido". Vitória de Biden é festejada nas ruas