José Sócrates vai estar presente na cerimónia de tomada de posse de Lula da Silva, que acontece no próximo domingo no Palácio do Planalto, em Brasília.
De acordo com o jornal Expresso, o ex-primeiro-ministro português partiu para o Brasil esta quinta-feira, onde ficará durante cinco dias.
Apesar de ter de se apresentar quinzenalmente na GNR, não está obrigado a comunicar a ausência ao tribunal, uma vez que só tem de comparecer na esquadra a 8 de janeiro e o regresso a Portugal está marcado para dia 3.
Marcelo Rebelo de Sousa, em conjunto com pelo menos mais 12 chefes de Estado, incluindo os de Espanha e Angola, marcarão presença na entrega da faixa presidencial a Lula da Silva.
Polícia brasileira prepara operação sem precedente
A polícia brasileira intensifica medidas de segurança para a posse do presidente eleito Lula da Silva. Entre as medidas, está a prisão de radicais de extrema-direita.
Trata-se de um esquema de segurança sem precedente para uma cerimónia de tomada posse. No entanto o contexto político assim obriga: a troca de Governo ocorre entre dois grupos que são inimigos políticos. Bolsonaro, que ainda está na Presidência, tem mantido o silêncio – o que é interpretado como incentivo a apoiantes inconformados com o resultado das eleições.