O presidente da Assembleia da República, José Aguiar-Branco, votou esta manhã no Porto, destacando importância de aceitar o resultado das eleições legislativas deste domingo.
A eleição "é um momento soberano em que o povo se pronuncia e temos de saber interpretar a vontade do povo português (...) Estou confiante que todos aceitarão, compreenderão e saberão interpretar corretamente a expressão do voto".
Sobre a abstenção, o presidente da Assembleia da República recorda que quanto mais baixa maior será a representação da real vontade dos portugueses no Parlamento, numa altura em que "há muita perturbação no mundo em geral, na Europa em geral e até com parlamentos muito fragmentados".
“Quanto menor for a abstenção, mais essa vontade se expressa no sentido da legitimidade povo português (...) Essa maior participação possível significa que o povo se exprime da sua maioria, legitima depois ainda mais qualquer decisão do povo. Quanto maior for a votação, sem abstenção, maior é a representatividade da vontade do povo português. ”
"Este é um momento crítico e estou confiante que os portugueses esclarecidos pela campanha eleitoral irão fazer a sua opção", reforçou.
José Aguiar-Branco vai viajar para Lisboa para acompanhar a noite eleitoral com a comitiva da AD - Coligação PSD/CDS.
É possível votar até às 19h00
As mesas de voto estarão abertas até às 19h00 em Portugal Continental e na Madeira, enquanto nos Açores abrem e fecham uma hora mais tarde devido à diferença horária.
No total, serão eleitos 230 deputados em 22 círculos eleitorais,18 dos quais em Portugal continental e os restantes nos Açores, na Madeira, na Europa e Fora da Europa.
Nas legislativas anteriores, a 10 de março de 2024, a taxa de abstenção situou-se nos 40,16%.