Eleições Legislativas

CDU aposta em Bernardino Soares para recuperar deputado que perdeu em Beja

A CDU esteve esta quinta-feira em Beja, onde sofreu uma pesada derrota nas últimas eleições. Pela primeira vez na sua história, não conseguiu eleger um deputado pelo distrito. Pior ainda: perdeu o único que tinha para o Chega, que se tornou a segunda força política mais votada em quase todo o distrito. Desta vez, a CDU aposta em Bernardino Soares, com raízes em Serpa.

SIC Notícias

O antigo líder parlamentar do PCP e cabeça de lista por Beja, Bernardino Soares, afirmou esperar "esclarecer cabeças confusas" e tirar à AD ou ao Chega um deputado que a CDU perdeu naquele distrito em 2024.

"Aqui vota-se nos candidatos que aqui estão. E aqui vamos decidir se vamos ter outra vez dois deputados da direita e da extrema-direita ou se, em vez disso, pelo menos um vem para a CDU e reforça a política do progresso, da igualdade e do desenvolvimento", afirmou Bernardino Soares, que discursava num almoço em Beja da Coligação Democrática Unitária (que junta PCP e Partido Ecologista "Os Verdes").

Nas legislativas de 2024, a CDU não conseguiu eleger João Dias para o parlamento em Beja, círculo em que os três deputados foram repartidos pelo PS, AD e Chega (em 2022, Beja elegeu dois deputados do PS e um da CDU).

Para Bernardino Soares, os três deputados eleitos pelo distrito em 2024 "nada fizeram" por Beja e "ninguém sabe quem são". Afirmando que o "Alentejo está abandonado", defendeu investimentos no IP8, no Hospital de Beja e numa ligação ferroviária direta a Lisboa e ao Algarve.

Na ótica do antigo líder parlamentar do PCP, é preciso "esclarecer as cabeças confusas" e recordar que se elegem 230 deputados e não o primeiro-ministro.

- Com Lusa

Últimas