Em Santarém, no encerramento do comício do PS na noite de quarta-feira, Pedro Nuno Santos desafiou Luís Montenegro a assumir quem escolhe e “com quem anda” na Aliança Democrática.
"Cada um tem de assumir, porque não fomos nós que convidámos Pedro Passos Coelho para estar num comício. Depois dizem, ah não, é Pedro Passos Coelho; ah não, é Nuno Melo do CDS, ah não, é Paulo Núncio do CDS; ah não, é Gonçalo da Câmara Pereira. Desculpem, mas cada um escolhe quem quer e com quem anda, isso diz muito do que quer para o país", afirmou.
O secretário-geral do PS lembrou que Paulo Núncio, que se manifestou a favor de um novo referendo e novas limitações ao aborto, “não é um qualquer”, mas o quarto na lista da AD por Lisboa.
"Não me peçam para fazer de conta que não ouvimos o que ouvimos. Não ouvimos somente que eles queriam o referendo, ouvimos mais. [Paulo Núncio] gabou-se que, quando esteve no Governo, entre 2011 e 2015, criou obstáculos à IVG, que tinha sido aprovada em referendo pelo povo português. Íamos ficar calados? Travámos uma luta para que as mulheres não fossem perseguidas e não vamos dar um passo atrás", disse.
Também Alexandra Leitão, cabeça de lista do PS por Santarém, considerou que Passos Coelho e Paulo Núncio disseram o que Luís Montenegro e Nuno Melo não dizem, mas querem fazer, acusando a direita de “não gostar da igualdade”.
A campanha continua na estrada esta quinta-feira. Entre duas iniciativas para contacto com as populações de Vendas Novas e Évora, o candidato socialista, Pedro Nuno Santos, visita o Hospital Central do Alentejo e as obras ferroviárias do Corredor Internacional Sul, terminando o dia com um comício em Portalegre.