Durante uma reunião do Infarmed, para avaliar a situação pandémica no país, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, exigiu medidas para que os isolados possam votar nas legislativas e pediu mudanças na estratégia de comunicação.
De acordo com a TSF, Ferro Rodrigues exigiu soluções para que os isolados possam votar nas eleições legislativas a 30 de janeiro.
O primeiro-ministro falou em três planos possíveis e recorda que a DGS está a estudar o número de dias de isolamento, que podem ser reduzidos para cinco.
Na reunião, os especialistas alertaram para possíveis máximos de casos covid-19 para a segunda semana de janeiro. O cenário de um elevado número de confinamentos seria esperado para o dia das legislativas e o Governo debate-se agora com uma possível taxa de abstenção elevada.
Esta quarta-feira, o Governo pediu parecer ao Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República para saber se o isolamento impede o exercício do direito de voto ou se poderá ser possível voltar apesar do confinamento.
O presidente da Assembleia da República dirigiu uma crítica a Marta Temido, ministra da Saúde, sobre a estratégia de comunicação a respeito da relação entre vacinados, internados e mortes, para que não restem dúvidas quanto à eficácia das vacinas.
SAIBA MAIS
- Estará o fim da pandemia para breve? Oito perguntas e respostas sobre a covid-19
- Idas ao cinema? Exibidores e cineclubes pedem fim de teste obrigatório
- Covid-19: PS realça “esforço” para “compatibilizar” direito ao voto e saúde pública
- Retalho e restauração com quebra de 51% nas vendas entre 26 e 31 de dezembro