Cristiano Ronaldo

Como se explica o fenómeno Cristiano Ronaldo? Em 2024 foram geradas 22 milhões de notícias sobre o português

Cristiano Ronaldo é, neste momento, muito mais do que um futebolista. O astro português é também influenciador e investidor, facetas que contribuem, cada vez mais, para o crescimento da sua marca, mas também do seu estatuto de ícone global.

SIC Notícias

Cristiano Ronaldo completou 40 anos esta quarta-feira. O internacional português é um fenómeno global dentro e fora de campo e continua a bater recordes. O fenómeno Ronaldo está a ser estudado há cerca de 15 anos.

O IPAM – Instituto Português de Administração e Marketing, que analisa a evolução da marca CR7, revela que a empresa do astro português cresceu 325% entre 2020 e 2025 para os 850 milhões de euros.

O estudo realizado pelo IPAM destaca que esta quantia resulta da combinação de variáveis distribuídas por várias dimensões: receitas, media, redes sociais, palmarés, influência social e impacto.

Para se ter noção do crescimento da marca do jogador do Al Nassr nos últimos anos, em 2011, estava avaliada em 24,5 milhões de euros.

Milhões e milhões nas pesquisas na internet

No ano passado, foram geradas 22 milhões de notícias sobre Cristiano Ronaldo em todo o mundo inteiro. O nome do craque português foi pesquisado mais de 190 milhões de vezes no Google.

Cristiano Ronaldo estudado pela ciência

Existem mais de quatro mil livros na Amazon a serem vendidos com referências a Ronaldo. Pelas universidades de todo o mundo, há mais de 60 mil artigos científicos sobre o futebolista português.

Ronaldo reúne mais de mil milhões de seguidores

As receitas são provenientes do ordenado que aufere no emblema saudita, 200 milhões de euros anuais e dos 150 milhões de euros em contratos publicitários com marcas como a Nike, Tag Heuer e Louis Vuitton.

Já nas redes sociais, que também são uma fonte de rendimento, o camisola 7 reúne mais de mil milhões de seguidores, com destaque para o Instagram, onde possui, à data da publicação deste artigo, 648 milhões de seguidores.

Últimas