Até agora, pouco mais de 100 pessoas foram resgatadas com vida e perto de 80 corpos retirados do Mediterrâneo. O Paquistão garante que pelo menos 300 dos que seguiam a bordo eram cidadãos nacionais.
As autoridades do país já prenderam 12 pessoas suspeitas de tráfico humano e prometem continuar as detenções à medida que forem encontrando mais responsáveis.
Em França, cinco militares foram acusados de omitir o socorro na tragédia que matou 27 migrantes, na maioria curdos iraquianos, no Canal da Mancha, em 2021.
Os ocupantes da embarcação que seguia para Inglaterra e que naufragou pediram ajuda por diversas vezes a ambos os países, mas foram ignorados.
As transcrições de algumas dessas chamadas para o centro francês foram lidas em tribunal e mostram que os franceses entraram em contacto com a guarda costeira britânica em várias ocasiões.
Os funcionários da emergência franceses defenderam-se invocando a falta de recursos e o número de chamadas num dia em que as tentativas para atravessar o canal da mancha foram bastante elevadas.