Coronavírus

Covid-19: Suécia vai exigir testes a viajantes da China

Vários países estão a adotar medidas de restrição para passageiros que venham da China.

Ng Han Guan

SIC Notícias

A Suécia vai exigir que os viajantes que cheguem da China apresentem um teste negativo à covid-19 antes de entrarem no país.

O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo Governo sueco, numa altura em que vários países estão a adotar medidas de restrição para passageiros provenientes da China.

"O Governo sueco decidiu esta manhã [implementar] restrições temporárias à entrada para viajantes da China para a Suécia", adiantou o ministro da Saúde, Jakob Forssmed.

Na quarta-feira, a Comissão Europeia anunciou que vai recomendar a reposição da utilização de máscaras por passageiros em voos provenientes da China e que está a avaliar a testagem obrigatória.

Em causa está o aumento dos casos de covid-19 na China, atingindo um nível recorde no país.

Surto covid-19 na China: OMS diz que os números oficiais não refletem a realidade

A OMS diz que os números da covid-19, fornecidos pela China, não refletem a realidade, nem representam o número de doentes e de mortes. O aviso coincide com o reforço do controlo, na Europa e na Ásia, a passageiros provenientes de território chinês.

Em Pequim, foram reforçadas as medidas de segurança para impedir que os jornalistas se aproximem da maior morgue da cidade, para onde estão a ser levadas vítimas da covid-19.

Em Xangai, imagens captadas sem autorização mostram os corredores do hospital Tengji sobrelotados de pacientes. Nas traseiras, outro vídeo revela dezenas de sacos mortuários à espera de serem entregues às famílias.

Oficialmente, o Governo chinês continua a garantir que tem a situação controlada. Anunciou o reforço da ajuda médica para as zonas rurais e mais desfavorecidas do país.

Mas até a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que os números oficiais chineses não refletem a realidade: Pequim terá anunciado cinco vezes menos mortes desde que, no mês passado, terminou a política “Covid zero”.

Últimas